domingo, 8 de fevereiro de 2009

GALERIA DE ARTE - Vem conhecer alguns artistas da tua escola

Banda desenhada ou história aos quadradinhos ,é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objectivo de narrar histórias dos mais variados géneros e estilos. São, em geral, publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais. São conhecidos como comics nos Estados Unidos, bande dessinée na França, fumetti na Itália, tebeos na Espanha, historietas na Argentina, muñequitos em Cuba, mangá no Japão.

A Banda Desenhada, tal como hoje a concebemos, desenvolveu-se a partir do final do século XIX, tendo as primeiras BD sido publicadas em jornais.

Hoje, os quadradinhos agregam ao seu redor um universo de criações que são adaptadas aos jogos, ao cinema, às artes plásticas e a produtos como brinquedos, colecções de roupas, etc.

Entre os elementos de linguagem, além do balão, podem ser destacados: o uso de sinais gráficos convencionados (como as onomatopeias para a tradução dos sons, pequenas estrelas sobre a cabeça de um personagem indicando dor ou tontura, o próprio formato do balão pode indicar o volume ou tom da fala e até mesmo informar que se trata de um pensamento); o uso de planos, que dá a possibilidade de aproximar ou afastar a cena, sendo esta uma das características importante a explorar na BD, entre outros.
Algumas fotos das BD éxpostas:



4 comentários:

Anónimo disse...

gostei muito da historia: a caneta de tinta permanente e da rapoza e o galo

Anónimo disse...

Eu acho a historia,a raposa e o galo de Margarida ferreira.







jorge hilário 5ºf

Anónimo disse...

acho esta historia,os sapatinhos encantados.

Anónimo disse...

Nós gostamos ,e achamos que estes alunos tem muuito jeito para bandas desenhadas.
Mas os que mais gostamos foi os:"A greve dos bolos"da Solmé Azevedo e "Um dia com comida"da Daniela Varela.